O Solo

O QUE É SOLO?

Agronomicamente solo é a parte física que dá suporte para sustentação das plantas para serem cultivadas, ou seja, é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal).  
Para os geólogos o solo é um corpo material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases, a saber: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). O solo é produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma ao longo do tempo. Em outras palavras a ação do vento, da chuva, do frio, calor, umidade ao longo do tempo degrada o material de origem (rocha) formando o que chamamos de solo, isto é, a pedogênese (origem do solo).

PEDOGÊNESE

Pedogênese é o processo químico e físico de alteração ( adição, remoção, transporte e modificação do solo) que atua sobre um material litológico, originando um solo. Os solos estão constantemente em desenvolvimento. Ou seja, desde a escala microscópica , diariamente, há alteração por organismos vivos no solo, da mesma forma que o clima, ao longo de milhares de anos, modifica o solo. Desta forma, temos solos na maioria recentes, quase nunca ultrapassando idades Terciárias. Geralmente, o solo é descrito como um corpo tridimensional, podendo ser, porém, ao se considerar o fator tempo, descrito como um sistema de quatro dimensões: tempo, profundidade, largura e comprimento.  Um solo é produto de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comumente ditos como fatores da formação de solo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog